Google deletou 700 mil aplicativos problemáticos de Android

02/02/2018 às 19h15 | Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/02/google-deletou-700-mil-aplicativos-problematicos-de-android.ghtml | 133 Exibições.

Google fez uma limpeza e apagou 700 mil aplicativos da Google Play Store, a central de downloads do Android, ao longo de 2017. O número que representa um aumento em 70% em relação aos apps apagados no ano anterior. De acordo com a empresa, o resultado seria consequência do aperfeiçoamento da capacidade de detectá-los por meio de novas técnicas de aprendizagem de máquina, que não somente removem programas maliciosos, mas também são capazes de identificar e agir contra eles com antecedência.

“Noventa e nove porcento dos apps com conteúdo abusivo foram identificados e rejeitados antes que qualquer um pudesse instalá-los”, informou o gerente de produto do Google Play, Andrew Ahn. Uma das principais ameaças são programas que tentam imitar títulos populares, a fim de enganar os usuários desavisados. Cerca 250 mil aplicações do gênero foram removidas ano passado.

Ainda segundo Ahn, houve aperfeiçoamento na forma de identificar desenvolvedores abusivos em escala, o que levou à exclusão de 100 mil deles. Atualmente existem obstáculos para que estas pessoas voltem a criar contas na loja de apps.

O principal foco da empresa são os softwares que contêm ou promovem conteúdo inapropriado, como pornografia, violência extrema, promoção ao ódio e atividades ilegais. Além disso, também foram combatidos os programas catalogados como potencialmente nocivos – aqueles que realizam fraudes por SMS, atuam como trojans ou em informações de usuário de phishing.