O chiclete mascado e jogado na rua vira tênis em parceria inédita entre empresas

21/05/2018 às 17h09 | Fonte: http://razoesparaacreditar.com/sustentabilidade/empresa-tenis-reciclado-chicletes-mascados/ | 100 Exibições.

Alguns dados realmente nos chocam, como por exemplo este, de que todos os anos mais de 1,4 milhões de quilos de chicletes são recolhidos das ruas de Amsterdã, o que custa milhões de dólares para a prefeitura, tornando-se um problema sério. Se pensarmos que, em média, cada chiclete leva 5 anos para se decompor na natureza, os chicletes jogados nas ruas do mundo inteiro, são um problema ambiental sério.

Tentando encontrar uma solução para esta questão, o governo de Amsterdã se juntou à empresa de calçados Gumdrop e o designer de calçados Explicit Wear e juntos desenvolveram um tênis feito a partir de chiclete reciclado. A sola do tênis é feita de Gum-Tec, um composto criado pelas empresas a partir da reciclagem da goma de mascar e a cada 1 kg de chicletes, 4 tênis podem ser produzidos.

''Descobrimos que o chiclete é feito de uma borracha sintética e, ao quebrar as moléculas, conseguimos criar um novo tipo de borracha”, disse Anna Bullus, diretora da Gumdrop, ao portal The Verge.

O calçado passará a ser comercializado a partir de junho, na Europa e custará 190 euros, algo em torno de 800 reais. Por enquanto ele será fabricado em apenas 2 cores: rosa e preto com vermelho. Agora é torcer para que este projeto incrível seja apenas o começo e, que daqui para frente, mais e mais empresas passam a fazer o mesmo, transformando um problema, em solução, com muita criatividade. Olha só como ele é bonito: