Mais um acadêmico da Faculdade Cathedral tem artigo aprovado em Congresso Internacional

06/08/2018 às 17h48 | Fonte: www.faculdadecathedral.com | 588 Exibições.

A Faculdade Cathedral, por meio do Núcleo de Iniciação a Pesquisa, tem orgulho em ter, mais um acadêmico selecionado para apresentar um artigo científico no III Congresso Internacional de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra, que acontecerá na cidade de Coimbra, em Portugal, entre os dias 15 e 17 de outubro de 2018.

Desta vez, o artigo selecionado, foi o do acadêmico do 7º semestre do curso de Direito, Alessandro Roberto Rodrigues de Freitas. A pesquisa elaborada por Alessandro, conta com a orientação da professora Doutora Gisele Lira Resende e defende o tema: “Violência Silenciosa: A Perversidade da Violência Doméstica Psicológica”.

 

Sobre o tema, o estudante explica que se trata de uma análise aprofundada sobre a violência doméstica, com especial enfoque na violência psicológica contra a mulher: “pelas suas características, a violência psicológica no interior da família, geralmente, evolui e eclode na forma da violência física. Com base neste entendimento, a pesquisa buscou como objetivo primordial, analisar a incidência de vítimas da violência ora mencionada, entre os anos de 2013 a 2017, junto a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Barra do Garças, observando se há indícios que podem se assemelhar à síndrome de Oslo, já que, em grande parte, a vítima se culpa pela violência sofrida, se sente responsável pelas ações agressivas do outro, sofre calada e se coloca como a única pessoa que pode modificar esse ciclo perverso de hostilidade”, destaca Alessandro.

Para Alessandro, ser selecionado para apresentar o seu trabalho em um Congresso Internacional é a realização de um sonho: “sinto-me lisonjeado por ter sido aprovado para apresentar a respectiva pesquisa no âmbito de um Congresso Internacional tão importante. Diante desta notícia, torna-se imperioso agradecer a imensa contribuição e orientação metodológica transmitida pela orientadora Gisele Lira, bem como, a colaboração da Diretora Acadêmica da Instituição e Diretora do Núcleo de Iniciação à Pesquisa Científica, Professora Rosilene Lopes Cardozo, uma vez que sempre contribuíram para meu crescimento intelectual, motivo pelo qual, é uma honra ser aluno da Instituição e poder representá-la nos diversos âmbitos estudantis. Meu muito obrigado a todos os amigos, familiares e professores que contribuíram para a concretização deste magnífico sonho. Obrigado Faculdade Cathedral!”, salienta Alessandro.

 

Segundo a orientadora Gisele Lira, as pesquisas desenvolvidas no Núcleo de Iniciação à Pesquisa Científica da Faculdade Cathedral, vem gerando excelentes frutos e revelando formidáveis pesquisadores: “assim como o Alessandro, já tivemos a honra de ter outros artigos produzidos por nossos acadêmicos, apresentados em Congressos nacionais e internacionais. Isso denota a seriedade e o comprometimento desenvolvido no Núcleo de Iniciação Científica. O envolvimento com a pesquisa científica tem uma importância extraordinária, pois além de contribuir para vida acadêmica pessoal dos nossos discentes, tem o papel primário de produzir conhecimento para a sociedade, pois os artigos produzidos no Núcleo, são constantemente publicados na revista FACISA on-line e em outros meios de comunicação”, ressalta Gisele Lira.

A Diretora Acadêmica da Faculdade Cathedral e Diretora do Núcleo de Iniciação à Pesquisa Científica, Professora Me. Rosilene Lopes Cardozo ressalta a importância de ter alunos envolvidos em pesquisas, tanto para a vida profissional, como para Instituição: “o incentivo para as pesquisas de extensão deve partir da Instituição, através de seus docentes, já que este é um aspecto de extrema relevância para o curriculum e para formação profissional dos discentes. A oportunidade que o Alessandro tem é motivo de orgulho para nós, pois ele representa com muita competência o curso de Direito da Faculdade Cathedral. É uma conquista para ser celebrada!”, finaliza Rosilene.