Acadêmicas do Curso de Pedagogia da Faculdade Cathedral participaram de Congresso em Salvador – BA

25/09/2018 às 13h53 | Fonte: www.faculdadecathedral.com.br | 509 Exibições.

No dia 03/09, as acadêmicas Cristiane de Araújo e Vanessa de Oliveira, do curso de Pedagogia da Faculdade Cathedral, participaram da XIX edição do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). O ENDIPE se caracteriza como um evento científico no campo educacional, congregando pesquisadores e profissionais da educação que trabalham com questões relacionadas à temática da formação docente, do ensino das diferentes disciplinas e do currículo.

O evento é o maior encontro acadêmico na área da Educação, tendo em vista que, nos últimos anos, apresentou um público com mais de quatro mil participantes, por edição. Seu objetivo principal consiste em socializar os resultados de estudos, pesquisas e práticas em um espaço privilegiado de trocas de experiências, articulação de grupos, questionamentos, novas ideias, e reflexões.

Esse ano o evento aconteceu entre os dias 03 e 06 de setembro, na Faculdade de Educação – FACED/UFBA, em Salvador – BA, e trouxe como tema principal aos participantes a seguinte indagação: “para onde vai a didática? ”.

Segundo a acadêmica Cristiane o evento foi enriquecedor, no que diz respeito ao conhecimento adquirido e a experiência proporcionada: “ao participar do XIX ENDIPE em Salvador – BA, pude perceber a importância de pesquisas que envolvem a didática e as práticas de ensino para o setor da Educação. É de suma importância esse espaço que a Faculdade Cathedral oferece, o Núcleo de Iniciação à Pesquisa, pois possibilita aos acadêmicos, a ampliação do campo de experiências durante sua formação”.

Quanto ao evento, Cristiane ressaltou a relevância desses encontros para melhorias na qualidade do ensino das instituições educacionais de todo o país, posto que o mesmo, é de nível nacional, e possibilita discussões e reflexões sobre diversas realidades. “Externo aqui meus agradecimentos à instituição, por proporcionar essa experiência ímpar, e expresso também meu desejo de que essa não seja a única, mas sim a primeira de muitas que virão. ”, destacou.

Segundo a acadêmica Vanessa, o evento a impressionou pela oportunidade de conhecer outros trabalhos com a mesma temática e troca de experiências com pessoas de todas as partes do Brasil. Vanessa declarou que a Faculdade teve papel preponderante para que ela e Cristiane pudessem participar do Congresso: “além do excelente trabalho da orientadora, que foi muito além da proposta inicial, a instituição nos deu suporte financeiro, o que ajudou a custear as despesas da viagem, possibilitando assim, a nossa participação”.

A Professora Dra. Karine Peixoto ressaltou a importância de eventos como esse na formação acadêmica/profissional dos alunos, e parabenizou as acadêmicas Cristiane e Vanessa, que não mediram esforços para participar do evento: “o ENDIPE é um dos congressos nacionais em que todos os que atuam na área da educação, sejam eles pedagogos ou não, deveriam participar.  Esse evento sempre aborda o que há de atual na didática e prática de ensino, propiciando o contato com importantes pesquisadores, como por exemplo, o Prof. Dr. José Carlos Libâneo”, ressaltou Karine.

Segundo Karine, o evento contribui muito para a formação profissional dos participantes, de modo geral. “Enquanto orientadora dos Projetos de Iniciação Científica das alunas Cristiane e Vanessa, fiquei muito feliz pelo aceite de ambos os trabalhos no ENDIPE. Isso significa que elas se esforçaram o suficiente para produzir artigos de qualidade e que verdadeiramente atenderam às políticas da Faculdade Cathedral para Iniciação Científica que almeja, entre outras coisas, o progresso da ciência. ”, concluiu Dra. Karine.