Egresso da Faculdade Cathedral apresentou Artigo de Pesquisa em Portugal

22/10/2018 às 16h44 | Fonte: www.faculdadecathedral.com.br | 39 Exibições.

Egresso do curso de Direito da Faculdade Cathedral, Matheus Correia Pontes, orgulhosamente representou a Instituição, participando do III Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra. Matheus apresentou o artigo científico defendido em seu TCC da graduação, titulado “O Poder Judiciário como Garantidor da Efetivação do Acesso à Saúde e os Fatores do Aumento da Judicialização da Saúde Pública”. Este ano o evento aconteceu durante os dias 15 e 17 de outubro na cidade de Coimbra, em Portugal.

Em sua defesa, Matheus justificou os novos tempos das ciências jurídicas e sociais, objetivando e produzindo uma sociedade verdadeiramente justa e solidária. Segundo Matheus Correia Pontes, a participação em um Congresso Internacional, em uma das Instituições mais renomadas do mundo na área do direito, onde estudou Rui Barbosa é algo excepcional: “o debate sobre a temática dos direitos humanos com especialistas de todo o mundo é sempre necessário, pois coloca em voga meios de terem a melhor aplicação possível à sociedade. Na apresentação consegui colocar a Faculdade Cathedral no cenário internacional dos debates dos direitos humanos”.  Segundo Matheus, “foi honroso representar a Faculdade Cathedral”, pois a Instituição cumpriu seu papel durante a graduação e se faz presente, também, após a conclusão, lhe prestando os devidos apoios e reconhecendo o mérito de sua conquista intelectual.

A Diretora Acadêmica da Faculdade Cathedral e Diretora do Núcleo de Iniciação à Pesquisa Científica, Professora Me. Rosilene Lopes Cardozo, ratificou a importância de participar de estudos ligados à Iniciação Científica: “é essencial inserir o aluno no âmbito da pesquisa. Os benefícios de fazer parte desse programa são inúmeros, desde a integração acadêmica oportunizada ao amadurecimento intelectual que é proporcionado, construindo assim, um importante passo para a continuação da vida acadêmica, após a conclusão da graduação. É importante ressaltar que na atual configuração do mercado profissional, o diploma não assegura oportunidades de trabalho, muito mesmo, realização profissional, sendo a pesquisa, sem dúvida, um diferencial respeitável, contribuindo para a melhoria no desempenho do aluno e consequentemente, sua inserção no mercado de trabalho”, destaca Rosilene.

O Diretor Executivo, Dr. Sandro Saggin, falou sobre a importância e necessidade da instituição investir em iniciação científica e pesquisa: “a participação no Programa de Iniciação Científica da Cathedral proporciona ao aluno um amadurecimento pessoal e intelectual, colaborando para o seu crescimento profissional. Por meio da pesquisa, o aluno pode aprimorar os conceitos vistos na graduação, unindo teoria à prática. Aprende também a trabalhar em equipe, ter paciência, confrontar ideias, experimentar, indagar e buscar novos questionamentos. Não tenho dúvidas de que a participação em congressos e outros eventos do gênero, além do contato com outros pesquisadores são diferencias que abrem portas para os alunos”, destacou.