Dia Mundial do Macarrão: 3 receitas para celebrar a data!

25/10/2018 às 15h58 | Fonte: www.olhaafoto.com | 48 Exibições.

Sim, o Dia Mundial do Macarrão existe - e é celebrado nesta quinta, 25/10. E, para celebrarmos esse dia (comendo, claro!), reunimos aqui três receitas: um clássico fusili com ragu de linguiça, da Praça São Lourenço (SP), uma versão fit com tofu e cogumelos, indicada pela médica especilista em nutrologia, Alice Amaral, e uma gourmet de bavette com camarões, do restaurante Serafina (SP). Gostou? Confira tim-tim por tim-tim abaixo: 

 

Fusili italiano com ragu de calabresa

Receita da Praça São Lourenço (SP)
Rendimento: 2 porções

Ingredientes
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
½ colher (chá) de alho picado
1 colher (sopa) de cebola picada
1 e ½ xícara de linguiça calabresa
1 colher (chá) de manjericão
4 xícaras (chá) de tomate pelati (sem pele e sem semente)
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
Sal e pimenta a gosto
1 fatia de pão italiano
2 xícaras (chá) de macarrão fuzilli

Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o azeite. Espere aquecer e adicione o alho. Em seguida, acrescente a cebola e deixe dourar. Coloque a linguiça e o manjericão, refogue bem. Depois, adicione o tomate pelati, a manteiga, o açúcar, o sal e a pimenta a gosto. Deixe cozinhar (em fogo baixo) por aproximadamente 20 minutos. Reserve.

Pegue uma fatia de pão italiano e leve ao forno a 180ºC, deixe assar por cinco minutos ou até dourar. Retire o pão forno, quebre-o grosseiramente e reserve.

Em uma panela, coloque água o suficiente para cozinhar a massa. Quando ferver, adicione uma colher de sal na água para temperar. Leve a massa para cozer e deixe, aproximadamente, por sete minutos.

Enquanto isso, aqueça o molho e coloque um pouco no fundo do prato. Adicione a massa e sobreponha o restante do molho. Finalize com as migas de pão por cima e um fio de azeite. Sirva quentinho.

 

Macarrão sem glúten com tofu e cogumelo
Indicação da médica especilista em nutrologia, Alice Amaral

Ingredientes
500 g de macarrão sem glúten
Água, o suficiente para cozinhar o macarrão
Sal marinho a gosto
1 maço de hortelã
Folhas de manjericão a gosto
1 dente de alho
½ xícara (chá) de nozes
1 ½ xícara (chá) de azeite extra-virgem
1 ½ (chá) de tofu amassado
1 ½ xícara (chá) de cogumelos frescos cortados em fatias
Tomate-cereja a gosto

Modo de Preparo
Em uma panela, ferva a água e acrescente sal marinho. Adicione o macarrão e cozinhe até ficar al dente. Escorra o macarrão e reserve.

Enquanto isso, lave bem as folhas de manjericão e de hortelã, seque-as e coloque no liquidificador com o alho e as nozes. Bata até misturar bem e vá acrescentando o azeite aos poucos, em fio, sem parar de bater. Despeje o molho em uma tigela e misture com o tofu.

Monte o seu prato, colocando a massa, a mistura de molho com tofu + cogumelos, e finalize com mais folhas de manjericão e o tomate-cereja para decorar.

 

Bavette al profumo di mare
Receita do resturante Serafina (SP)

Rendimento: 1 porção

Ingredientes
Um pedaço de pão estilo baguete
5 g de presunto cru italiano
Sal e pimenta a gosto
Tomilho, alecrim, sálvia a gosto
100 g de massa seca tipo Bavette
20 ml de azeite extra virgem
80 g de camarões médios e limpos
40 ml de vinho branco
50 ml de caldo de legumes (pode ser feito com cenoura, cebola, salsão e alho porró)
40 g de molho bisque (feito com cascas de camarão e legumes)
20 g de manteiga
20 g de ervilha torta
1 unidade do camarão VG (será utilizado na finalização, limpe-o todo e deixe apenas o rabinho)
Raspas de ½ limão siciliano

Modo de preparo
Asse o pão e, depois, triture-o até formar uma farofinha. Reserve. Leve ao forno, também, o presunto. Asse em forno alto por, aproximadamente, cinco minutos ou até ficar crocante. Depois, quebre-o em pedacinhos e misture na farofinha de pão.  Tempere essa farofa com sal, pimenta, as ervas bem picadinhas e a raspa de limão. Reserve.

Em uma panela, coloque água com sal grosso para ferver e cozinhe a massa (dica: retire a massa da água um pouco antes do tempo estimado na caixinha, pois ela finalizará o processo de cocção na frigideira).

Em uma frigideira bem quente, grelhe os camarões com azeite, sal e pimenta, Reserve. Nesta mesma frigideira (sem limpá-la!), coloque o vinho branco. Acrescente o caldo de legumes, o molho bisque a manteiga. Reduza até virar um creme. Coloque a ervilha torta, a massa pré-cozida e os camarões. Acerte o sal e a pimenta. Sirva com o camarão VG, a farofinha de pão e as raspas de limão.