Veja dicas que vão te ajudar a separar peças para doação neste Natal

21/12/2018 às 18h20 | Fonte: http://olhaafoto.com/ | 141 Exibições.

Chegou o final de ano e junto com ele o pensamento de contribuir com doações para fazer o Natal de muita gente mais feliz, afinal, o desejo de ajudar o próximo pode mudar o mundo.

E, por mais que já estejamos no meio do mês, ainda dá tempo de fazer o bem doando alimentos, roupas e brinquedos que vão ajudar instituições que cuidam de pessoas carentes durante o ano todo.

Mas, antes de começar a selecionar as peças que vão para a caixa de doações, leia as nossas dicas e prepare-se para fazer o bem. Assim, você garante que as peças cheguem às pessoas necessitadas da melhor forma, em bom estado e permitindo que o uso seja efetivo.

 

Alimentos não perecíveis

Ao doar alimentos, opte preferencialmente pelos alimentos não perecíveis, que devem ser doados dentro da data de validade e em sacos íntegros. Antes da doação, lembre-se de verificar se não há bichinhos, como carunchos, que conseguem penetrar e comprometer todo o alimento.

 

Frutas, verduras e legumes

Estes podem ser doados em qualquer estado de maturação, menos quando estragados. Na hora do transporte, tenha o cuidado de não colocar produtos pesados sobre os mais sensíveis. Por fim, tenha em mente que os alimentos congelados ou que precisam de refrigeração deverão ser doados refrigerados.

 

Brinquedos

Na hora de separar os brinquedos para doação, lembre-se que o brinquedo deve estar em bom estado, não deve estar quebrado e nem conter peças pequenas, que podem causar acidentes nas crianças que o receberão. Os brinquedos não precisam ser novos, mas devem estar bem cuidados, para fazer a alegria de cada uma das crianças.

 

Roupas

Já as roupas devem ser doadas preferencialmente lavadas e em bom estado. Lembre-se que as pessoas que receberão as doações normalmente não possuem condições financeiras para reparos e/ou consertos, portanto facilite. Dependendo do destino das roupas, vale a pena checar se há restrição ou preferências por peças. Por exemplo, locais que trabalham com moradores de rua podem ter uma saída maior de roupas masculinas do que femininas.

 

Livros

Doe livros que estejam em bom estado e com capa e miolos íntegros. Em caso de livros didáticos, o ideal é direcioná-los para cursinhos populares ou instituições que recebam especificamente este tipo de material.

 

Materiais escolares

Mochilas, cadernos, canetas, lápis e borrachas usados podem e devem ser doados, desde que ainda estejam em bom estado para reúso. Instituições para crianças carentes e cursinhos populares costumam receber este tipo de material, que faz a diferença na vida de quem os recebe, promovendo educação e conhecimento que duram o resto da vida.

 

Produtos de higiene

As instituições costumam receber absorventes, desodorantes, pasta de dentes, fraldas, escova de dentes, fio dental e afins, fechados. Os itens recebidos normalmente são direcionados a pessoas em situação de rua.

#Natal #Façaalguémfeliz #Doação