Faculdade Cathedral realiza palestras sobre Licitações e Contratos da Administração Pública

06/11/2016 às 21h35 | Fonte: Faculdade Cathedral | 794 Exibições.

Michele Faifer

Michele Faifer

Aconteceu na noite de quarta-feira, 19/10, no Auditório da Faculdade Cathedral as palestras “Licitações” e “Contratos da Administração Pública”, ministradas por Elizene Cândida A. Gouveia e Paulo Sérgio de Carvalho, respectivamente.

A programação se dividiu em duas partes. A primeira palestra foi conduzida por Elizene Cândida, abordando sobre a Contabilidade Pública, enfatizando seu conceito, formas de atuação e os principais objetivos desse ramo da contabilidade.

Segundo Elizene, a contabilidade pública é um ramo da contabilidade que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, dos atos e fatos da fazenda pública, patrimônio público e suas variações. Portanto, seu desígnio relaciona-se ao controle e gestão dos recursos públicos.

“Nessa área, o mais relevante é o balanço de resultados, que trata da despesa e da receita, ou seja, de que forma foi arrecadado o dinheiro e de como foi aplicado. A Contabilidade Pública não está interessada somente no patrimônio e suas variações, mas, também, no orçamento e sua execução”, ressaltou a ministrante Elizene Cândida.

Na segunda parte, a palestra foi conduzida por Paulo Sérgio de Carvalho, explanando sobre Licitação Pública, destacando seu conceito e as diferenças entre a licitação tradicional e Pregão.

De acordo com Paulo Sérgio, a licitação nada mais é que o conjunto de procedimentos administrativos, para as compras ou serviços contratados pelos governos Federal, Estadual ou Municipal. Ou seja, o governo deve comprar e contratar serviços seguindo a lei, assim a licitação é um processo formal onde há a competição entre os interessados.

Paulo esclareceu que a principal e básica diferença entre as licitações tradicionais é o valor e/ou complexidade da licitação. O que não se aplica a Pregão, pois essa modalidade não há limites de valores.

Lembrando que Pregão é uma modalidade de licitação do tipo menor preço, para aquisição de bens e de serviços comuns, para qualquer que seja o valor estimado. E a disputa é feita por propostas e lances sucessivos, em sessão pública, presencial ou eletrônica.

As palestras foram encerradas com a entrega de certificados para os ministrantes e sorteio de brindes para os acadêmicos que estavam presentes no evento. “Nossa primeira semana de Contabilidade e Logística está sendo um sucesso! As palestras de hoje foram muito produtivas”, afirmou o Coordenador dos cursos de Ciências Contábeis e Logística João Bernardes Ferreira Júnior.