Logística foi o tema central promovido pela Faculdade Cathedral

06/11/2016 às 21h58 | Fonte: Faculdade Cathedral | 822 Exibições.

Michele Faifer

Michele Faifer

 

Foi realizado na noite de quarta-feira, 19/10, na Faculdade Cathedral, mais um ciclo de palestras da I Semana de Contabilidade e Logística, com os temas. “Problemas na Exportação de Soja” e “Logística Reversa”. Os ministrantes foram os professores da Instituição, Rossano Figueiredo Golin (Graduado em Administração e Pós-Graduado em Gestão Financeira com ênfase em Agronegócio) e Fabíola Dalla Vechia (Engenheira Florestal e Pós-Graduada em Direito Ambiental).

A palestra foi direcionada aos alunos do curso de logística e também de Agronegócio, uma vez que a disciplina de Logística Agroindustrial integra a matriz curricular do curso de Agronegócio. O primeiro palestrante foi o prof. Rossano Figueiredo, discorrendo sobre os problemas logísticos enfrentados na exportação de soja, os modais logísticos, a origem da soja e os gargalos enfrentados nas estradas.

Segundo prof. Rossano, no mercado mundial, o Brasil apresenta vantagens comparativas na produção de produtos agrícolas, em relação aos outros produtores mundiais, mas perde em custos logísticos. “A soja é o produto agrícola que mais gera volume de exportação para o Brasil, exigindo bastante da estrutura logística do país”, revela Rossano.

“Os desafios da logística da soja são muitos, e para a solucioná-los é necessário mudar o modal logístico de transporte do produto, uma vez que usamos o mais caro, que é a rodovia, diferente dos americanos, que usam as hidrovias para exportarem sua soja”, explica Rossano.

A segunda palestra foi ministrada pela professora Fabíola Dalla Vechia, que falou sobre a Logística Reversa: seu conceito, importância, vantagens e qual é papel do profissional de logística nessa área.

De acordo com a Fabíola, a logística reversa pode ser definida como instrumento de desenvolvimento econômico e social. “A implantação do sistema de logística reversa é mais um elemento rumo ao desenvolvimento sustentável do planeta, pois possibilita a reutilização e redução no consumo de matérias-primas”, complementa Fabíola Dalla.

A logística reversa evita a poluição ou contaminação do meio ambiente, pois a sua implantação faz com que resíduos sólidos retornem para as empresas de origem.

“O profissional apto para trabalhar na área de logística reversa, com certeza vai ter um diferencial no seu currículo. As grandes empresas exigem em seu planejamento, profissionais com essa habilidade”, conclui Fabíola.

Conforme o Coordenador dos cursos de Ciências Contábeis e Logística João Bernardes o objetivo dessas palestras foi de mostrar as diversas áreas de atuação do profissional de Logística e a sua importância no cenário atual, pois está ligado aos resultados de uma empresa.